Saturday, April 24, 2010

Para as Mulheres

Hoje é especialmente para aquelas mulheres que doaram tanto tecido para as mulheres daqui. Eu queria ter feito isso antes, mas parece que uma vez por semana surgia uma nova idéia do que fazer com o tecido. Eu queria esperar pra poder falar todas essas idéias para vocês.

Em primeiro lugar, a aula de patchwork. As mulheres são tão queridas e realmente querem fazer alguma coisa para se ajudar e ajudar outras mulheres que não tem como se sustentar. A costura é uma coisa que elas podem fazer em qualquer situação... mesmo se estão grávidas. Esse era um problema aqui... quando uma mulher engravida, não tem quase nada que ela possa fazer para receber dinheiro. Tem muito trabalho manual aqui... trabalho em fazendas, plantações, etc. 

Outro trabalho que eles estão começando a desenvolver aqui é trabalho com as prisões. Eu falei pra vocês sobre o genocídio... imagina a quantidade de pessoas que estão nas prisões. Muitas vezes eles tem famílias fora da prisão que tem que tentar sustentar. Tem várias idéias do que se possa fazer com essas pessoas. Uma é uma cesta feito de cordão e tecido. Outra idéia são coisas feitos com patchwork. Muitas coisas!

Um outro projeto é um projeto novo que a mulher da casa que eu estou ficando (Louise) está começando a trabalhar. É um projeto completamente diferente de tudo que podemos encontrar aqui e é um projeto planejado especialmente para a Ruanda. A Ruanda é chamado "A Terra de Mil Montes". O projeto é um painel desenhado com as paisagens de Ruanda, feito em patchwork de mil pedaços. Vai ser bastante trabalho, mas será um trabalho bem valorizado aqui. 

Ontem eu "transferi" todo o tecido para a Louise. Até ontem, nós estavamos usando alguns pedaços mas não tinhamos tirado tudo ainda. Como eu falei, esses projetos vieram um após o outro... nós estavamos bastante ocupados. Cada pedaço que eu tirava, ela dizia como ela achava que podíamos usar. Ela ficou tão feliz. Nós enchemos uma mala inteira de tecido. Isso é MUITO tecido. 

Eu estou um pouco triste, porque não vou poder estar aqui para ver os resultados desses projetos. Eu queria tanto mostrar pra vocês o que vocês fizeram para este povo. Vocês estão dando oportunidades. Eu sei que não parece... só tecido?! Mas é. Vocês estão ajudando de longe. Eu falei pra Louise que ela teria que nos manter atualizados com o trabalho que eles estão fazendo. Nós vamos ver os resultados desse trabalho logo! 

Amo muito vocês e estou com saudades. Vejo vocês domingo que vem! 

1 comment:

  1. I can't believe your time in Rwanda is almost over! Next stop, Texas!

    ReplyDelete